segunda-feira, 26 de março de 2007

Suficiente, com restrições - um pouco de Ronnie Von

Neste post: 1º Parecer do nosso TCC/ 2º Um pouco mais sobre Ronnie Von/ 3º tributo Ronnie Von - entrevista com a idealizadora do projeto


A Faculdade Cásper Líbero tem uma política estranhíssima de avaliação de Projeto Experimental. Para podermos, teoricamente, começar a fazer o TCC nosso pré-projeto deve ser avaliado por um parecerista - que deve ser escolhido por sorteio (vcs entenderão o porquê disso a seguir) e este diz se o seu trabalho é consistente o suficiente para seguir no processo.

Nosso parecerista foi nosso professor no segundo ano. Ele é jornalista com mais de duas décadas de atividade profissional, foi editor de assuntos internacionais da Veja, da Época e da Folha de S. Paulo. Também foi editor da Superinteressante e Exame. Ele leciona na Cásper desde 1997. O "diagnóstico" dele foi: Suficiente, com restrições. Não vamos colocar todo o texto, mas resumindo, ele disse que optamos por um caminho “original”, fez algumas considerações favoráveis, outras não, e disse que quer ler nossas histórias. Ok. Mas eis o inesperado:

"Posso estar enganado nas minhas observações, mas sinto que que (sic) as autoras não pesquisaram o assunto com devida profundidade. Ronnie Von, por exemplo, nunca teve nada a ver com tropicalismo, psicodelismo (sic) ou qualquer coisa do gênero. Ao contrário, no linguajar da época, o "Pequeno Príncipe" era a caretice em pessoa (um traço que ele preserva até hoje...)".

Infelizmente, o professor responsável por avaliar o nosso projeto está enganado em suas observações. Ele aprovou, ok, e ele tem o direito de fazer suas considerações. Mas o professor ecoou o senso comum sobre o Ronnie Von. Era ele quem deveria pesquisar um assunto ao assumir a responsabilidade de avaliar um projeto.

***

Um pouco de Ronnie Von

Em meados da década de 60, Ronnie Von era apresentador do programa "O pequeno mundo de Ronnie Von". Exibido pela Record aos sábados, o programa era a alternativa da juventude ao "Jovem Guarda", programa de Roberto, Erasmo e Wanderléa, que ia ao ar aos domingos. O programa de Ronnie abria espaço para novas bandas. Ali tocaram pela primeira vez Os Mutantes, que acabaram sendo apadrinhados pelo apresentador. Quando apareceram, não tinham nem nome e foi Ronnie quem apresentou a sugestão (a idéia foi de outro produtor), baseada em um conto de ficção científica que ele, Arnaldo, Sérgio e Rita gostavam.

"Ronnie Von", 1967: a capa, a participação de Liminha e Cozzela
não negam a psicodelia e a influência da tropicália

Em 1967, ele lançou “Ronnie Von 3”. Foi sua primeira incursão no mundo da experimentação sonora. Em lua-de–mel com a tropicália, o disco foi gravado com Os Mutantes, os Beat Boys (os argentinos que acompanharam Caetano em Alegria, Alegria, no festival da Record), e teve os arranjos do maestro Rogério Duprat. Caetano Veloso, inclusive, participa do disco na faixa "Meu bem", dividindo os vocais com Ronnie.

No mesmo ano, com Os Baobás, foi lançado “Ronnie Von”, disco com a participação de Liminha, que mais tarde se tornaria baixista dos Mutantes, e arranjado pelo mestro Damiano Cozzela, da mesma escola de Duprat. A produção do disco e a capa não negam a influência psicodélica de Ronnie. Nesse disco, está a clássica “Silvia 20 horas, domingo”, regravada com sucesso pelo Vídeo Hits. “A Misteriosa Luta do Reino de Passassempre Contra o Império de Nuncamais” [existe título mais psicodélico que esse?], de 1969, e “A Máquina Voadora”, de 1970, apresentam já referências progressivas – anos antes delas entrarem na moda, em meados da década, com Módulo 1000, Vímana e os próprios Mutantes.

Antecipando o progressivo: capa do disco "A Misteriosa Luta do Reino de Passassempre Contra o Império de Nuncamais", 1969

Pela sonoridade diferente, esses discos foram uma vírgula na carreira de Ronnie. Não fizeram sucesso e ficaram esquecidos por décadas. Isso explica, em parte, a opinião baseada no senso comum do nosso professor.

***

A jornalista Flávia Durante, apaixonada pesquisadora da fase psicodélica de Ronnie Von, está fazendo um intenso trabalho de divulgação daqueles discos. Em 2004, surgiu a idéia de fazer um tributo à Ronnie, só com bandas novas. Muitas bandas abraçaram a idéia e, há poucas semanas, a coletânea saiu do papel. Em entrevista, ela fala mais sobre o trabalho.

Você conheceu a fase psicodélica do Ronnie com o Video Hits. Como foi a pesquisa para achar os outros discos?
Com o bom e velho Soulseek! Tenho um vasto material dessa fase do Ronnie que peguei por lá. Mas vou comprar todo o catálogo que está sendo finalmente relançado pela Universal!

Porque essa fase obscura do Ronnie caiu no esquecimento?
Porque a imagem do Ronnie ficou muito associada à fase brega, de "Cachoeira" e tal.

Como foi viabilizado o projeto da coletânea?
Tudo na fé e na boa vontade dos amigos! A idéia surgiu na comunidade sobre o cantor que criei no Orkut em 2004. Muitas bandas se empolgaram com a idéia e logo se ofereceram mas depois sumiram! Então tive que recomeçar todo o cast do zero. Selecionei as bandas, cobrei a entrega dos prazos, revisei os textos, separei os contatos, procurei um servidor gratuito, implorei aos amigos por um design na brodagem... Por isso demorou tanto pra sair. O site Recife Rock ofereceu a hospedagem e o belo design foi feito pelo gaúcho Gabriel Von Doscht, que também participa do tributo com a banda Os Vilsos.

Como foram selecionadas as bandas participantes? Elas conheciam as músicas?
Algumas se ofereceram na própria comunidade e outras eu convidei. Algumas não conheciam muito o trabalho dele dessa fase mas quando fiz o convite se interessaram e viraram fãs na hora.

O que o Ronnie Von acha da coletânea?
Mantenho contato com o Léo Von, filho do Ronnie, pelo MSN, o conheci pelo Orkut. Quando o site ficou pronto mostrei pra ele, que logo mostrou pro pai! Diz o Leo que o pai adorou o resultado! Mas antes, quando ele soube da idéia, já havia ficado muito emocionado! A maior ressentimento de sua carreira era não ser reconhecido pela qualidade de seu trabalho. Felizmente agora esse erro terrível está sendo sanado.

Saiba mais e baixe os dois volumes da coletânea: www.ronnievon.com.

***

Tomara que nosso professor avaliador mude de idéia.

7 comentários:

Rebeca disse...

Caramba meninas, me custa acreditar nisso. Quer dizer, eu sei quem foi que deu esse parecer e isso explica várias coisas... Mas enfim, que bom que o projeto foi devidamente aprovado e que vcs poderão mostrar pra ele e pra tantas outras pessoas algumas verdades sobre o pequeno príncipe...! hehehe
Bjos!

Tatiana disse...

Faremos justiça! hehehehehehe

Anônimo disse...

mande o link pra ele ir se ambientando....

Anônimo disse...

Bom, em se tratando da pessoa em questão, que corrige trabalhos dos outros riscando parágrafos e escrevendo "bla bla bla" ou "caos" ao lado, não é surpresa. Mas é triste ver que um professor responsável por avaliar um projeto de TCC tenha uma visão tão limitada do assunto que está avaliando. Mas tb tenho certeza de que vocês ainda vão conseguir arrancar muitos e muitos elogios dele e de todos que acompanharem o trabalho.

Manda vê, beeeeecha!!!

Ana Paula disse...

EHAUHEUAHEUAHEUAHEEHUAHEUAHEUAHEUAHUEAYEAHEUAHEUAHEUAHEUAHEUAHEUAHEUAH

É nisso que dar trabalhar em uma prisão digital isolada do fantástico mundo dos blogs, emails, orkuts e you tubes da vida...

Tinham bagunçado a minha (nossa, vai) mala e eu nem sabia! Tati-ta-tati, a quebra barraco!!!

Tatiana disse...

Não Ana. Não fui eu dessa vez, ahahahahaha. Fomos nós duas. E olha que eu tive q segurar a Aline!!!

Anônimo disse...

necessario verificar:)